segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Metallica - 1991 - Metallica




Metallica, (também conhecido como Black Album), é o quinto álbum de estúdio do Metallica, lançado a 12 de Agosto de 1991.
Com faixas como "The Unforgiven", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters", tornou-se no álbum de maior sucesso do grupo, tendo vendido cerca de 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e mais de 22 milhões no resto do mundo.
Também teve bastante sucesso junta da crítica especializada, tendo inclusive ganho um Grammy. Em 2003, ficou em 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone.
Embora o álbum e a banda tenham sido aclamados pela crítica e pelo público, alguns fãs expressam desapontamento com o novo rumo tomado pelo Metallica. Em sua maior parte, desapareceram os riffs rápidos em staccato durante os versos e os vocais guturais presentes nos primeiros quatro álbuns da banda, e a velocidade e complexidade das músicas diminuiu consideravelmente. O Black Album apresenta um Metallica mais comercial e acessível, fato especialmente evidenciado na balada "Nothing Else Matters".
As letras deste álbum escritas por James Hetfield são muito mais pessoais e introspectivas do que as encontradas nos álbuns anteriores do Metallica. "The God That Failed", por exemplo, fala da morte de sua mãe de câncer e de suas crenças na ciência cristã, que a fizeram recusar tratamento médico. "Nothing Else Matters" expressa a conexão de Hetfield com uma namorada enquanto ele estava na estrada.
Este álbum também acaba com a tradição do Metallica de ter uma faixa instrumental e de longa duração.
O som do Black Album teve uma diferença marcante em relação à produção simples dos álbuns anteriores. Bob Rock alterou a rotina e a agenda de gravação de banda de forma tão profunda que os membros juraram nunca mais trabalhar com Bob de novo. A tensão entre a banda e o produtor foi registrada nos documentários A Year and a Half in the Life of Metallica e Classic Albums: The Black Album. Ambos exploram e documentam o intenso e cruel processo de gravação que resultou no Black Album.
Apesar das controvérsias entre a banda e Bob Rock, eles continuaram a trabalhar juntos até o álbum St. Anger, de 2003.
O arranjo e a orquestração de "Nothing Else Matters" foram feitos por Michael Kamen.

Track List:

01 - Enter Sandman
02 - Sad But True
03 - Holier Than Thou
04 - The Unforgiven
05 - Wherever I May Roam
06 - Don't Tread On Me
07 - Through The Never
08 - Nothing Else Matters
09 - Of Wolf And Man
10 - The God That Failed
11 - My Friend Of Misery
12 - The Struggle Within

Estilo: Heavy Metal
País: EUA
Download

Nenhum comentário: