segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Europe - 2009 - Last Look At Eden


Em primeira aparição, a banda chamava-se Force, formada em 1978, em Upplands Väsby, Estocolmo e era formada pelo vocalista e teclista Joey Tempest, o guitarrista John Norum, o baixista Peter Olsson e o baterista Tony Reno. A banda enviou vários demos para as gravadoras, mas disseram-lhes que para poderem ser publicados teriam que cortar os cabelos e cantar em sueco. Dois anos depois, Olsson saiu da banda e foi substituído por John Levén. Alguns meses mais tarde, Levén juntou-se à banda Rising Force de Yngwie J. Malmsteen e o baixista anterior de Malmsteen, Marcel Jacob juntou-se aos Force. Isto só durou três meses, contudo Levén aparentemente tinha conflitos com Malmsteen, portanto ele e Jacob trocaram de lugares novamente.

Em 1982, a namorada de Tempest colocou os Force no concurso de talentos de Rock Sueco Rock-SM. Competindo contra 4 mil bandas, eles ganharam o concurso, as suas recompensas seriam um contrato de gravação de um álbum. Tempest venceu a nomeação individual para Melhor Vocalista e Norum venceu o nomeação para Melhor Guitarrista. Durante o concurso, o Force mudou seu nome para Europe. O seu álbum homônimo foi lançado no ano seguinte e vendeu bem tanto na Suécia como no Japão. O single "Seven Doors Hotel" tornou-se um êxito Tokio Hot 100 do Japão. O segundo álbum, Wings of Tomorrow foi lançado um ano mais tarde e o single Open Your Heart colocou a CBS Records interessada na banda, oferecendo-lhes um contrato internacional em 1985. O teclista Mic Michaeli foi brevemente recrutado para tocar nos concertos ao vivo e tornou-se um membro oficial pouco tempo depois. Ao mesmo tempo, Tony Reno foi despedido por causa da sua falta de motivação e por alegadamente faltar aos ensaios. O seu substituto foi Ian Haugland. Em 1985 os Europe gravaram a banda sonora para um filme de adolescentes On the Loose, que lhes deu o êxito Rock the Night. Vários meses mais tarde, Tempest foi convidado a escrever uma canção para o projeto de solidariedade Swedish Metal Aid. Eles escreveu Give A Helping Hand, que iria representar as maiores estrelas do rock e metal sueco. O ganho das vendas do single, que foi produzido pelo Kee Marcello guitarrista dos Easy Action, foi doado às pessoas famintas da Etiópia.

No final do ano eles começaram a gravar o seu próximo álbum. O resultado foi The Final Countdown, um bom desempenho mundial lançado em 1986. A faixa-título foi Nº1 em 26 países (incluindo as paradas da Reino Unido) e o hit Carrie atingiu a 3ª posição na tabela Billboard Hot 100 nos EUA, enquanto a faixa título ficou em oitavo (o álbum também), vendendo ao todo mais de 18 milhões de cópias até hoje, sendo 10 do single da faixa título, e mais 8 do álbum. Faixas como Rock The Night, que foi regravada e Cherokee também entraram no top 100 da Billboard. Não satisfeito com a predominância de teclados na produção do disco nem com a imagem comercializada da banda, John Norum decidiu deixar os Europe em novembro de 1986 para seguir uma carreira solo. Kee Marcello foi convidado a substituí-lo e depois de alguma consideração como compor e cantar (o que acabou não ocorrendo mais tarde) decidiu juntar-se à banda. O ano seguinte incluiu digressões de sucesso pelo continente Europeu e nos EUA. O sucessor de The Final Countdown foi intitulado Out of This World e foi lançado em 1988, com um som muito mais voltado ao AOR que o álbum anterior, numa altura em que os Guns N' Roses, INXS e os U2 tinham quebrado o monopólio que o hard rock melódico tinha na indústria da música. O álbum venderia dois milhões de cópias, que foi considerado um fiasco comparado com as vendas do álbum e single do anterior. Mais digressões seguiram-se, incluindo uma digressão nos EUA com Def Leppard e um concerto num festival no National Bowl em Milton Keynes, Inglaterra com Bon Jovi, Skid Row e Vixen.

Em setembro de 1989, os Europe deram um concerto no clube Whisky a Go Go em West Hollywood, Califórnia, sob o pseudónimo Le Baron Boys. Esse nome seria mais tarde usado como o título para uma muito circulada bootleg dos Europe, que continha gravações demo de 1989-1990 (pois a gravadora se recusou a colocar as músicas num futuro álbum por julgarem serem "pesadas", o que não eram). Dois anos mais tarde, o álbum Prisoners in Paradise foi lançado, mas recebeu atenção limitada da parte da mídia devido ao "boom" do movimento grunge, começado pelos Nirvana e Pearl Jam. Na véspera de Ano Novo de 1991, os Europe começaram uma nova digressão com um espetáculo no Tokyo Dome, onde Tesla, Thunder e Metallica também atuaram. Curiosamente, o espetáculo chamava-se The Final Countdown. Depois de dez anos de viver, gravar e digressarem juntos, os Europe decidiram fazer uma longa pausa quando a digressão terminou em 1992, quando após algumas discussões o guitarrista Kee Marcello deixou a banda e também o tecladista Mic Michaeli. Joey Tempest ainda chegou a chamar John Norum de volta, que recusou, e também o baterista Tony Reno (pois Ian Haugland havia sofrido um acidente de moto que o deixaria 6 meses sem tocar), para retornarem o Europe dos 2 primeiros álbuns, o que não ocorreu. Desde então, Tempest, Norum e Marcello lançaram álbuns solo, enquanto os outros membros participaram em diferentes projetos e bandas.

Para as celebrações do Minénio, os Europe foram convidados a dar um concerto em Estocolmo na Véspera de Ano Novo (disseram que foi uma proposta milionária irrecusável). Esse seria o primeiro concerto deles com dois guitarristas principais, pois tanto Norum como Marcello aceitaram tocar. Contudo esta não foi uma reunião a tempo inteiro e sim um evento único. Ao longo dos anos, houve vários rumores da reunião da banda e a 2 de outubro do 2003 foi dado como oficial: os Europe anunciaram planos para um novo álbum e uma digressão mundial. A banda então voltou à formação clássica da altura de Final Countdown, com John Norum como o úncio guitarrista principal. No verão de 2004 os Europe seguiram numa digressão por festivais pelo continente Europe. Os alinhamentos dos concertos incluíam vários clássicos antigos, mas também introduziu a faixa-título do seu novíssimo álbum - Start from the Dark. Start from the Dark foi lançado em finais de 2004 e recebeu boas críticas dos críticos da música. Eventualmente, o álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias mundialmente. Os Europe começaram uma nova digressão mundial e lançaram o seu último álbum, Secret Society, a 25 de outubro de 2006. Em 26 de janeiro de 2008, os Europe deu um concerto acústico na sala Nalen em Estocolmo, chamando ao evento Almost Unplugged. A banda foi acompanhada por um quarteto de cortas e tocou versões trabalhadas das suas músicas, assim como versões cover de músicas de bandas que influenciaram o som dos Europe ao longo dos anos - Pink Floyd, UFO, Led Zeppelin e Thin Lizzy. O show foi transmitido ao vivo através da internet no site oficial dos Europe. Foi lançado em CD a 17 de setembro de 2008 e há também planos para um lançamento em DVD no outono de 2008. Em 23 de julho de 2008 os Europe fizeram um concerto de co-headlining com os Whitesnake em Pádua, Itália. Durante a atuação dos Whitesnake do seu encore Still Of The Night, o Joey Tempest juntou-se a David Coverdale em palco para o último refrão. Em agosto de 2008 os Europe foram a banda de abertura nos dois concertos do Deep Purple na Suécia, em Linköping a 8 de agosto e em Ystad a 9 de agosto. O John Norum juntou-se ao Deep Purple em palco em Ystad para uma sessão de jam com o guitarrista dos Deep Purple, Steve Morse e para uma atuação de Smoke On The Water.

O Europe terminou de gravar um novo álbum cujo lançamento foi em outubro de 2009, na qual é chamado de Last Look At Eden. Em maio a banda fez uma série de shows pelo Chile na qual apresentaram uma música inédita, Mojito Girl eles estão gravando um novo clipe para o álbum de 2009.


Track List:

01 - Prelude
02 - Last Look At Eden
03 - Gonna Get Ready
04 - Catch That Plane
05 - New Love In Town
06 - The Beast
07 - Mojito Girl
08 - No Stone Unturned
09 - Only Young Twice
10 - U Devil U
11 - Run With The Angels
12 - In My Time

Estilo: Hard Rock
País: Suécia
Download

Um comentário:

Ednéia(Brasil) disse...

Last Look at Eden co certeza é um dos melhores.Boa sorte à eles.