sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Black Sabbath - 1980 - Heaven And Hell


O vocalista e co-fundador da banda, Ozzy Osbourne, tinha deixado a banda em 1977, Tony Iommi já tinha pensado em alguém para substituí-lo antes de sua segunda saída da banda, em junho de 1979. A Turnê 10 anos de Aniversário da banda, a turnê do álbum Never Say Die! seria o álbum de despedida de Ozzy. Geezer Butler deixou a banda, concordando voltar para a gravação do próxímo álbum. Como novo frontman da banda, foi escolhido o vocalista Ronnie James Dio que tinha deixando a banda de Ritchie Blackmore, Rainbow, após seu álbum de maior sucesso até o momento Long Live Rock N' Roll.
Blackmore queria que Dio cantasse músicas mais comerciais, o que conteceu posteriormente no álbum Down To Earth com Graham Bonnet, Dio se recusou e deixou a banda. Antes de Heaven And Hell o Geezer normalmente era oque mais contribuia nas letras, porém com a entrada de Dio isso mudou. As letras começaram a tomar um rumo diferente, falando de dragões e castelos, mágica e misticismo, algo muito comum em todas as letras de Dio, que levou todos os créditos pelas letras. Heaven And Hell foi como um nascimento da banda, as músicas agora mais pesadas, e mais rápidas, trouxeram uma nova legião fãs, as vezes tão novos que nem lembravam de quando Paranoid era um hit.
O sucesso foi tanto que eles até relançaram Paranoid que ficou em #14 nas paradas (contra #1 em 1970). O Primeiro single de Heaven And Hell, "Neon Knights" estreou em #22 nas paradas, demostrando que o grupou não tinha perdido seu potencial. Rapidamente varias músicas se tornaram favoritas entre os fãs, como "Neon Knights" (uma música rápida, que começou a ser a música de abertura dos shows), "Children Of The Sea" e "Die Young" que sempre estavam presentes no set list da banda, e ainda a faixa título "Heaven And Hell", cujo refrão virou mania entre todos os roqueiros da época, e era cantada por dezenas de milhares de fãs junto com Dio, "Heaven And Hell" ao vivo chegava há ter versões de quase 20 minutos.
Produzido por "Martin Brich" famoso por seu trabalho em bandas como Deep Purple, Rainbow e Iron Maiden, o álbum também tinha algumas músicas que ficaram menos conhecidas como "Lady Evil", "Wishing Well", "Walk Away" e "Lonely Is The World" com seu lindo solo de guitarra. Muitas musicas famosas da fase pré-Dio foram interpretadas por ele, "Paranoid", "War Pigs", "Children Of The Grave" e "Iron Man" são alguns exemplos. A turnê mundial da banda, tinha 20 datas marcadas no Reino Unido, sendo 4 delas no "Hammersmith Odeon",provando que a banda não tinha perdido nada de sua popularidade.
Em um show em Milwaukee, Geezer levou uma garrafada na cabeça, e a banda teve que se retirar após tocar apenas duas músicas. A popularidade da banda, coincidiu com o NWOBHM, a banda sem dúvida se favoreceu em ser confundida com o movimento, mas também por ter servido de inspiração para novas bandas como Iron Maiden. Infelizmente o baterista Bill Ward, que foi co-fundador da banda, teve que se retirar no meio da turnê, por motivos Pessoais e de saúde, o grupo novamente teve que fazer uma substituição, e o escolhido foi o baterista Vinny Appice, ex-Derringer que continuou na banda até meados de 1982.
Uma curiosidade é que enquanto Geezer esteve fora da banda entre 1979 e 1980, Geoff Nicholls foi escolhido para substituí-lo, ele acabou compondo todas as músicas, porém Geezer voltou antes da gravação do álbum, e Geoff foi para os teclados. Heaven And Hell, ficou em nono nas paradas britânicas, e em vigésimo oitavo nas americanas.

Track List:

01 - Neon Knights
02 - Children Of The Sea
03 - Lady Evil
04 - Heaven And Hell
05 - Wishing Well
06 - Die Young
07 - Walk Away
08 - Lonely Is The Word

Estilo: Heavy Metal
País: Inglaterra
Link In Comments