quinta-feira, 18 de março de 2010

Dimmu Borgir - 2008 - The Invaluable Darkness (Live)


Dimmu Borgir iniciou suas atividades em 1993 e foram formados por Shagrath, Silenoz e Tjodalv. A formação ficou completa quando Stian Aarstad assumiu os teclados e Brynjard Tristan no baixo. No ano seguinte 1994, lançam Inn I Evighetens Mørke um EP tornando a banda conhecida por toda a Europa. No mesmo ano 1994, lançaram um segundo EP For All Tid e foi considerada uma das principais bandas de black metal norueguês.

Em 1996 lançaram o seu primeiro álbum de estúdio, Stormblåst. Nesse mesmo ano, a banda sofre uma mudança na sua formação saíndo Brynjard Tristan e entrando Nagash. É depois lançado o terceiro EP Devil's Path.

No ano seguinte lançaram Enthrone Darkness Triumphant sendo este álbum marcado por conter mais melodias, surgindo logo as críticas de a banda ter se vendido. Ainda hoje, os mais puristas do black metal continuam a criticar a banda, apesar de esta manter sempre a agressividade.

No ano seguinte lançaram o Godless Savage Garden que não teve repercussão mundialmente e não foi muito aceito pelos fãs. No ano seguinte, com o lançamento do Spiritual Black Dimensions, o Dimmu Borgir conseguiu atingir um boa aceitação dos fãs.

Mas a fama veio à tona mesmo em 2001 com o lançamento do Puritanical Euphoric Misanthropia, que para muitos é o melhor álbum da banda com grande aceitação do público. Com esse lançamento a sua música expandia para o mundo inteiro. Logo depois do lançamento saíram em turnê mundial vindo pela primeira vez ao Brasil. Ainda com esse lançamento lançaram dois álbuns ao vivo que são o Alive in Torment e o World Misanthropy e também saiu o primeiro DVD oficial da banda com cenas ao vivo no Wacken Open Air 2001 e com cenas de bastidores e dos lugares passados na turnê.

Dois anos depois lançaram o Death Cult Armageddon que também foi um marco na história da banda, levando ela a se expandir mais ainda, pois esse foi também um dos seus melhores álbuns lançados até hoje, ganhando o primeiro lugar das paradas norueguesas com apenas uma semana de lançamento.

Mais dois anos se passaram e desta vez lançaram uma regravação do seu segundo álbum. Este álbum teve uma boa aceitação do público, destaque para Sorgens Kammer Dell II. Também foi na turnê deste álbum que eles tocaram no Ozzfest e show pode ser visto em uma edição especial do proprio disco.

Depois de uma grande turnê mundial e maior conhecimento do público e agora disparado na frente com o Cradle Of Filth como o novo Black Metal resolvem lançar um álbum conceitual e vem ao mundo o In Sorte Diaboli, lançamento muito bom que levou a banda a uma nova turnê mundial já passada pelo Wacken Open Air do ano passado e a turnê que estende até hoje que se espera até o meio do ano que vem. Com o lançamento do novo DVD intitulado como The Invaluable Darkness com data marcado para 2 outubro, fãs esperam ansiosamente por esse lançamento que pretende mostrar cenas ao vivo da tunê The Invaluable Darkness Tour pelo mundial e o show gravado no Wacken Open Air 2007 e clipes.

Saída de Mustis e Vortex

Em Agosto de 2009 Mustis colocou no ar a seguinte declaração:

"Atenção a todos os fãs do meu trabalho com o DIMMU BORGIR: sinto que eu tenho que começar minha nota dizendo que a dedicação de vocês e o interesse em meu trabalho musical com o Dimmu Borgir têm sido muito apreciada por mim por muitos, muitos anos, e vocês têm me motivado a continuar com os trabalhos cada dia mais.

Estou informando a vocês que não estou mais associado à banda e deixei o grupo. Minha saída não foi totalmente da minha própria vontade, e senti que essa mudança era algo iminente para meu futuro. Meu tempo foi gasto vendo o fato de que muitas das músicas escritas por mim não haviam sido registradas propriamente com meu nome nos créditos. Apesar de o meu nome não aparecer em cada música, vamos dizer que uma grande parte dos álbuns como 'Puritanical Euphoric Misanthropia' e 'In Sorte Diaboli' seriam bastante diferentes se eu não tivesse composto e criado o quanto criei. Infelizmente, baseado nas falhas terríveis no processo de comunicação e na falta de raciocínio lógico do porquê isso tinha sido feito desta forma, me encontrei batendo de parede em parede ao invés de encontrar uma solução profissional e razoável para o problema. Meus inquéritos e investigações sobre as questões que eu queria resolver fizeram com que no final eu fosse demitido do grupo. Sem discussões sobre isto, apenas 'adeus' (em uma mensagem de texto).

Em nota no site oficial a banda deu a seguinte declaração:

"Lamentamos informar que nos separamos de Vortex (baixo e vocais limpos) e Mustis (teclados). No entanto queremos deixar perfeitamente claro que a força criativa da banda está intacta, talvez ainda mais do que nunca. Com isso dito, estamos atualmente trabalhando no próximo álbum, e estamos ansiosos para iniciar um novo capítulo no legado que é o DIMMU BORGIR."

Vortex escreveu o seguinte sobre sua saída da banda.

"Eu realmente apreciei o período; os anos com o Dimmu foram incríveis. Eu irei me concentrar agora totalmente em meu próprio projeto, e deixar aberta a possibilidade de ressucitar uma banda ou três. Deixo um agradecimento especial a todas as pessoas loucas e amáveis que encontrei na estrada com o Dimmu ao longo dos anos, pelo apoio de muitos de vocês e contínuo interesse em meus projetosmusicais. Eu sempre valorizarei os álbuns e amizade como eram antes da indústria da música e ganância terem colocado o METALLICA em nossos traseiros. Meu apoio vai a Mustis (tecladista original do Dimmu Borgir; nome real: Øyvind Mustaparta], a verdadeira força criativa no Dimmu pelos últimos dez anos, e sua busca legal por seus direitos."

Após estas declarações a banda colocou no ar uma longa declaração sobre a saída dos membros ICS Vortex e Mustis.

Track List:

CD1 - The Invaluable Darkness Tour 2007:
01 - Introduction
02 - Progenies Of The Great Apocalyse
03 - The Serpentine Offering
04 - The Chosen Legacy
05 - Spellbound (By The Devil)
06 - Sorgens Kammer - Del II
07 - The Insight And The Catharsis
08 - Raabjørn Speiler Draugheimens Skodde
09 - The Sacrilegious Scorn
10 - Mourning Palace
11 - The Fallen Arises
12 - The Sinister Awakening
13 - A Succubus In Rapture
14 - Fear And Wonder
15 - Blessings Upon The Throne Of Tyranny
16 - Vredesbyrd
17 - Puritania

CD2 - Live At Wacken Open Air 2007:
01 - Introduction
02 - Progenies Of The Great Apocalyse
03 - Vredesbyrd
04 - Cataclysm Children
05 - Kings Of The Carnival Creation
06 - Raabjørn Speiler Draugheimens Skodde
07 - Indoctrination
08 - A Succubus In Rapture
09 - The Serpentine Offering
10 - The Chosen Legacy
11 - The Insight And The Catharsis
12 - Spellbound (By The Devil)
13 - Mourning Palace
14 - The Fallen Arises

CD3 - P3sessions - Studio 19, NRK 2007:
01 - Intro
02 - Progenies Of The Great Apocalypse
03 - Vredesbyrd
04 - Sorgens Kammer Del II
05 - IndoctriNation
06 - A Succubus In Rapture
07 - The Serpentine Offering
08 - The Chosen Legacy
09 - The Insight And The Catharsis
10 - Spellbound (By The Devil)
11 - Mourning Palace
12 - The Fallen Arises

Estilo: Black Metal
País: Noruega
Download

Esta postagem eu dedico a Dudinha que adora Dimmu Borgir e pediu para que eu a postasse. Essa é pra ti linda =D

Nenhum comentário: