sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Aerosmith - 2006 - Devil's Got A New Disguise (EUA Version) (Compilation)


O quinteto Aerosmith nasceu na cidade americana de Boston, preservando em seus mais de vinte anos de formação o estilo de hard rock direto, alegre, misturado a rock-baladas que garantiram o sucesso do grupo durante toda sua carreira. O rock and roll vibrante do Aerosmith teve como influências declaradas as bandas Rolling Stones e New York Dolls (inclusive no visual andrógino de Steven Tyler).
A banda foi formada em 1969. Steven Tyler (originalmente baterista) e Joe Perry (guitarrista) se conheceram na lanchonete em que Joe Trabalhava. Posteriormente Steven assistiu a uma apresentação da Jam Band que incluia Joe Perry e Tom Hamilton. Juntamente com Ray Tabano, que tocava com Tyler em uma banda chamada Chain Reaction, formaram o que viria a ser o embrião do Aerosmith. Posteriormente Joe Kramer assumiu a bateria para que Tyler se dedicasse aos vocais e com a substituição de Ray Tabano por Brad Withford a formação que todos conhecemos estava completa.
Após dois anos de pequenas tours pelo circuito alternativo americano foram descobertos pela gravadora Columbia em 1972, gravando seu primeiro álbum auto intitulado no início de 1973. A recepção do álbum e do primeiro single, "Dream On", foi apenas razoável mas suficiente para que a banda conquistasse uma legião fiel de fãs. Durante esta primeira fase da carreira profissional excursionaram como banda de abertura de bandas tão diversas como Kinks, Mott The Hopple e Mahavishnu Orchestra. O segundo álbum, "Get Your Wings", apesar de uma melhor repercussão também não foi um estouro de vendas.
Apenas com "Toys in the Attic" de 1975 o Aerosmith conheceria as grandes platéias. O grupo tinha o privilégio de possuir uma sonoridade inédita, agradando a público e crítica; sua música era elaborada demais para ser punk, alegre demais para ser chamada de heavy metal e agressiva demais para ser comparada ao hard rock da época capitaneado pelo Led Zeppelin. As letras sacanas eram o contraponto perfeito à energia irresistível e arranjos fáceis de serem assimilados. O primeiro grande hit foi "Sweet Emotion" logo seguida por "Walk This Way". Em pouco tempo a balada "Dream On", gravada alguns anos antes também viraria um hit.
Em 1976 saiu "Rocks", senão o disco mais vendido do Aerosmith, o seu maior clássico, influência de toda uma geração do hard rock americano. Foi o primeiro disco de platina do Aerosmith, iniciando uma série de discos que alcançariam esta vendagem por vários anos seguidos.
A banda continuou gravando cada vez mais, excursionando cada vez mais e consumindo cada vez mais drogas, o que não parecia afetar sua produtividade e qualidade. A partir de 1979 passaram por uma pequena crise com a saída de Joe Perry (que seguiu carreira solo durante algum tempo) e entrada de Jimmy Crespo, situação que se agravou em 1980 com a saída de Brad Whitford (substituído por Rick Dufay) e um acidente de moto sofrido por Steven Tyler. Em meio à dificuldade para lançar material novo a gravadora soltou a coletânea "Aerosmith Greatest Hits". Quando saiu, o novo disco, "Rock In a Hard Place" foi acolhido como muito inferior a todas as gravações anteriores, apesar das excelentes vendas.
Após um longo período de férias forçadas, a banda voltou com sua formação original em 1985, lançando o álbum "Done With Mirrors" pela nova gravadora, Geffen. Quando tudo parecia bem, Steven Tyler sofreu uma overdose, tendo de suspender o restante da turnê. Foi o sinal para que a banda procurasse encarar de frente pela primeira vez a sua dependência de heroína. Em 1986, após um longo período de internação em clínicas de desintoxicação, a banda voltou limpa e incentivada pela grande repercussão da regravação de "Walk This Way" pela banda hip-hop Run DMC. O novo disco, "Permanent Vacation", superou as expectativas. "Pump", lançado em 1989, confirmou a excelente fase por que passava a banda com os singles "Love In na Elevator" e "Janie's Got a Gun".
O próximo disco demoraria muito a sair, desta vez não em virtude de problemas com drogas ou desentendimentos. "Get a Grip" de 1993 superou todas as expectativas. As excelentes baladas "Livin on The Edge", "Cryin" e "Amazing", tocadas à exaustão em rádios e MTV, levaram a banda à sua maior vendagem nos mais de 20 anos de carreira. A produção extensivo de videoclipes para cada um dos hits catapultou o lançamento para a primeira posição na parada da Billboard e rendeu seis discos de platina consecutivos. Nestes videoclipes por tabela foram elevadas as carreiras de Alicia Silverstone e Liv Tyler.
Em 1994, já de volta à Columbia Records, o Aerosmith lançou pela Geffen, para cumprir contrato, a coletânea "Big Ones". Na tentativa de uma direção para o novo álbum, chegaram a gravar com o então badalado produtor de Alanis Morissete, Glen Ballard, sendo o processo abandonado após algumas músicas gravadas. Joey Kramer tirou férias após desgaste emocional causado pela morte de seu pai. A demora em lançar material inédito levou a boatos sobre a volta da banda ao uso de drogas. Desta vez, apenas boatos. A banda encontrou a produção que queria em Los Angeles, com Kevin Shirley e lançou "Nine Lives" em março de 1997, seguindo em uma muito bem sucedida tour pela Europa e Estados Unidos.
A tour foi interrompida por dois acidentes em 1998. Primeiro Steven Tyler teve de realizar às pressas uma cirurgia no joelho após se machucar e cair ao girar um pedestal de microfone. Após a recuperação da cirurgia, menos de uma semana após o anúncio de novas datas de shows, foi a vez de Joey Kramer ter seus braços queimados quando seu carro pegou fogo em um posto de gasolina.
O tempo longe dos palcos náo foi desperdiçado. A banda gravou a música "I Don't Want to Miss a Thing" para a trilha sonora do filme "Armageddon", sugestão da atriz principal, Liv Tyler, filha de Steve. Ainda em 1998 sairia "A Little South of Sanity" registro duplo ao vivo das últimas tours, ainda pela Geffen Records.
Em 2001 foi lançado "Just Push Play", primeiro disco produzido por Steven Tyler e Joe Perry. Impulsionado pelo single "Jaded" o disco logo alcançou a segunda posição na Billboard e chegou a platina. No mesmo ano o Aerosmith foi indicado para o Rock And Roll Hall Of Fame. No mesmo ano foi lançado "Young Lust: The Aerosmith Antology", uma coletânea da Geffen com os maiores sucessos da banda.
Em 2002 é lançado "Oh Yeah! Ultimate Aerosmith Hits", uma outra coletânea trazendo duas músicas novas, "Lay It Down" e "Girls of Summer" e a musica tema do filme "Spider Man".
Em 2004 é lançado o pouco comercial "Honkin' On Bobo", álbum de covers de clássicos do blues e que apesar de não ter alcançado uma grande vendagem recebeu vários prêmios de melhor album do ano. Ainda foi lançado o DVD ao vivo entitulado "You Gotta Move" (faixa do Honkin' on Bobo), um show contando com vários clássicos da banda, como "Draw The Line", "Toys In The Attic", a imortal "Dream On" e sucessos mais recentes como "I Don't Want To Miss a Thing" e "Jaded", além de algumas faixas do album Honkin' On Bobo como "Baby Please Don't Go" e "Stop Messin' Around".
Sinclair Lewis (1885-1951) escreveu o livro Arrowsmith. Os Aerosmith afirmam que o seu nome nada tem à ver com o título do livro. De acordo com a sua biografia "Walk this Way", o baterista Joey Kramer teria sugerido o nome na escola, quando andavam à procura de um nome para a banda – ele gostava de palavras que começavam por «Aero», e decidiram que «Aerosmith» era a melhor combinação.
Embora o Aerosmith tenha se formado em Boston, nenhum de seus integrantes nasceu lá, mas Joe e Brad nasceram em Masachusetts, Steven e Joey em Nova York e Tom em Colorado.

Formação Atual

Steven Tyler (Vocal)
Joe Perry (Guitarra)
Brad Whitford (Guitarra)
Tom Hamilton (Baixo)
Joey Kramer (Bateria)

Track List:

01 - Dream On
02 - Train Kept A Rollin'
03 - Sweet Emotion
04 - Last Child
05 - Back In The Saddle
06 - Walk This Way
07 - Dude (Looks Like A Lady)
08 - Rag Doll
09 - Love In An Elevator
10 - Janie's Got A Gun
11 - What It Takes
12 - Cryin
13 - Crazy
14 - Livin On The Edge
15 - I Don't Want To Miss A Thing
16 - Jaded
17 - Sudona Sunrise (Pump Demo)
18 - Devil's Got A New Disguise

Estilo: Hard Rock
País: EUA
Link In Comments

Nenhum comentário: